O calendário de vacinação contra a gripe em Santa Maria foi definido ontem, após uma quarta-feira de longas reuniões entre os responsáveis pela Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, vacinadores e coordenadores dos postos de saúde. A imunização, com as doses gratuitas para os grupos de risco, começa na segunda-feira.
Contra o H1N14ª Coordenadoria Regional de Saúde já recebeu vacinas contra a gripe A
De acordo com a secretária da Saúde, Vânia Olivo, os envolvidos não mediram esforços para conseguir ampliar os horários de atendimentos das salas de vacinas dos postos municipais durante os dias de campanha.
Leia outras notícias sobre a gripe A
Isso aconteceu graças a uma parceria com universitários e residentes da área de saúde das faculdades de Enfermagem da UFSM, Unifra e Fisma.Foram formados grupos que atenderão, exclusivamente, à vacinação da gripe, em todos os postos, nos turnos da manhã e tarde, na semana que vem. Nas semanas seguintes, o horário seguirá estendido só se houver demanda. A campanha vai até 20 de maio. Funcionários e universitários formarão grupos de 5 a 10 pessoas por turno, em cada posto, de forma que não interfira no trabalho de vacinação contra outras doenças.
Na primeira semana, os agentes comunitários de saúde também serão escalados para ajudar a organizar as filas, dar informações e preencher fichas. No dia 30 de abril, um sábado, haverá o Dia D de vacinação, em que postos e unidades móveis vão aplicar as doses das 8h as 18h. Podem tomar a vacina de graça crianças de seis meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, mães até 45 dias após o parto, indígenas, trabalhadores da saúde (pública e privada), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, detentos e menores infratores internados.
12ª morte no Estado
Nesta quarta-feira, Vacaria confirmou a morte de uma mulher de 21 anos pela gripe H1N1. É a 12ª morte este ano no Estado.